Powered By Blogger

O que é a literatura?

Projeto Todas As Letras

Leitoras e leitores, este é o blog do Projeto Literário Todas as Letras, iniciativa da Academia Montesclarense de Letras em parceria com a Secretaria de Cultura de Montes Claros. Serão inúmeras atividades ao longo de todo o ano: cursos, conferências, debates, publicações etc. A proposta é promover paz social através da literatura. Participem!







sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projeto Todas as Letras
começa dia 06 de março com
curso sobre literatura
brasileira contemporânera


Interessados em aprofundar conhecimentos sobre literatura brasileira contemporânea têm oportunidade rara a partir deste mês de março em Montes Claros. A Academia Montesclarense de Letras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, está oferecendo um curso especial sobre o assunto, dividido em três módulos: poesia, narrativa e crítica. As inscrições para o primeiro módulo começam dia 22 de fevereiro e se encerram no dia 05 de março, de 14 às 18hs, na sede da entidade, que fica no Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça da Matriz. As aulas começarão dia 06 de março próximo.
Abordando principais autores, obras e tendências na produção poética brasileira dos anos 1950 à atualidade, o curso será ministrado pelo Professor Anelito de Oliveira, que o concebeu, a convite da Academia, como parte do Projeto Todas as letras, voltado para a revitalização da entidade. Anelito de Oliveira é Doutor em Literatura Brasileira pela USP, Mestre na mesma área pela UFMG e tem vasta experiência em ensino, pesquisa, extensão, edição e publicação. Atualmente, é professor na Unimontes, onde atua na graduação em Letras e nos programas de pós-graduação em literatura brasileira e desenvolvimento social.
O curso será ministrado sempre aos sábados, de 14 às 18hs, na sede da Academia Montesclarense de Letras, e cada módulo terá 40hs. São apenas 20 vagas para cada módulo e terão prioridade de inscrição, até o quinto dia útil de cada mês, os membros da entidade e da Academia Feminina de Letras. Depois do quinto dia útil de cada mês, todos os interessados poderão efetuar sua inscrição. Os pré-requisitos para inscrição são Curso Superior em qualquer área ou comprovante de notório saber (produção intelectual de qualquer natureza: livro, disco, artes plásticas, artes cênicas etc) e pagamento de taxa apoio de R$ 300,00, a ser efetuado no momento de inscrição. Partipantes receberão certificado.
Além desta atividade, o Projeto Todas as Letras inclui conferências, debates, publicações e a Semana Cultural Candido Canela, a ser realizada no mês de agosto próximo em homenagem ao centenário de nascimento do poeta montesclarense. Com o Projeto, a Academia Montesclarense de Letras, que há quase meio século congrega os escritores mais significativos da cidade sob a presidência da professora e escritora Yvonne Silveira, pretende contribuir para o estímulo à leitura e consequente valorização da cultura letrada.

Mais informações sobre o Projeto Todas as Letras e o curso sobre literatura brasileira contemporânea, pelo telefone (38) 3229-3458, falar com a escritora Amelina Chaves, ou no blog www.projetotodasasletras.blogspot.com.

Nenhum comentário: