Powered By Blogger

O que é a literatura?

Projeto Todas As Letras

Leitoras e leitores, este é o blog do Projeto Literário Todas as Letras, iniciativa da Academia Montesclarense de Letras em parceria com a Secretaria de Cultura de Montes Claros. Serão inúmeras atividades ao longo de todo o ano: cursos, conferências, debates, publicações etc. A proposta é promover paz social através da literatura. Participem!







sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projeto Todas as Letras
promove a paz social
a partir da literatura
em Montes Claros



Iniciativa da Academia Montesclarense de Letras, em parceria com a Secretaria de Cultura de Montes Claros, projeto, que terá início agora em março, foi concebido e será coordenado pelo poeta, crítico, editor e professor Anelito de Oliveira, Doutor pela USP e professor na Unimontes. Leia aqui principais trechos do documento.

APRESENTAÇÃO


A Academia Montesclarense de Letras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, está implementando o projeto Todas as Letras, concebido pelo Prof. Dr. Anelito de Oliveira, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que responderá pela sua coordenação.
O Projeto constará de palestras, conferências, cursos e outras atividades de caráter literário, cultural e formador a serem realizadas ao longo de todo o ano, envolvendo escritores, estudantes, professores e interessados em geral.
Todas as letras será aberto no início de março, com um curso de atualização em literatura brasileira contemporânea, e suas atividades se estenderão até o mês de dezembro, aproximando a Academia da sociedade montesclarense.


JUSTIFICATIVA

A Academia Montesclarense de Letras, presidida pela escritora Yvonne Silveira, é a principal referência em literatura em toda uma vasta região, compreendida pelo Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha, São Francisco e Gorutuba.
À Academia tem cabido, ao longo de várias décadas, a delicada função de zelar pela produção literária das várias gerações, aproximar escritores e articular ações que possam contribuir, no âmbito da cultura escrita, para uma vida social mais significativa.
O ato de ler, que lamentavelmente ainda é pouco praticado no Brasil, é a base do trabalho de toda Academia, uma vez que não há escritor, tampouco literatura, sem que haja leitores - e bons leitores, capazes de estabelecer uma relação duradoura com a língua escrita.
Atualmente, com os novos meios de comunicação – em especial, a internet -, a leitura de livros vai se tornando cada vez mais rara, sobretudo entre adolescentes e jovens, o que nos permite pensar que a tradição da leitura corre sério risco de chegar ao fim.
Em regiões marcadas por problemas socioeconômicos tão graves, como o Norte de Minas, o fim dessa tradição seria uma grande tragédia sociocultural, uma vez que um grande contingente de pessoas ficaria definitivamente excluída do mundo singular da literatura.
Ao longo dos séculos, os muitos povos construíram obras literárias que constituem um patrimônio material e imaterial imprescindível para a formação de pessoas capazes de conduzir a história de modo ético, justo, humano.
Naturalmente, é truísmo dizer que não haveria Grécia sem Homero, Itália sem Dante, Portugal sem Camões, que línguas, nações, culturas foram “inventadas” por grandes criadores do que hoje chamamos genericamente de literatura.
Não bastam saberes técnicos, instrumentais, para formar cidadãos responsáveis por si mesmos e pelos outros, comprometidos com os ideais de civilidade, motivo pelo qual o aumento do número de diplomados no Brasil de hoje não surte efeito em termos de paz social.
Em face da turbulência que tem caracterizado a vida em sociedade neste novo século, a Academia Montesclarense de Letras tem ciência sobre a contribuição que pode dar a partir da literatura, promovendo o acesso à beleza e à verdade que performam essa expressão artística.
Com o Projeto Todas As Letras, todos os interessados, a começar pelos acadêmicos, terão oportunidade de interagir com as velhas e novas questões que impulsionam a prática literária, de atualizar seus conhecimentos, enfim, de respirar o mundo maravilhoso da literatura.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver atividades de caráter literário, cultural e formador na Academia Montesclarense de Letras.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Promover cursos, conferências e palestras sobre literatura na Academia Montesclarense de Letras;
2. Contribuir para atualização e aprimoramento de conhecimentos sobre literatura por parte dos acadêmicos da AML e interessados em geral;
3. Desenvolver hábito de leitura de obras literárias entre interessados em geral;
4. Ativar e fortalecer relação entre Academia Montesclarense de Letras e sociedade norte-mineira.

ATIVIDADES

Em 2010, o Projeto Todas As Letras contará com as seguintes atividades:

1) Curso sobre poesia contemporânea brasileira;
2) Curso sobre narrativa contemporânea brasileira;
3) Curso sobre crítica literária contemporânea brasileira;
4) Ciclo de conferências sobre autores mineiros;
5) Criação de revista da Academia Montesclarense de Letras;
6) Criação de site da Academia Montesclarense de Letras;
7) Semana Candido Canela.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES

1) Curso sobre poesia contemporânea brasileira

Ministrado pelo Professor Anelito de Oliveira, Doutor em Literatura Brasileira pela USP e docente da Unimontes, curso terá 40 horas e abordará a produção poética brasileira dos anos 1950 à atualidade, analisando principais nomes, obras e correntes.

2) Curso sobre narrativa contemporânea brasileira

Ministrado pelo Professor Anelito de Oliveira, curso terá 40 horas e abordará a produção narrativa brasileira dos anos 1970 à atualidade, analisando principais nomes, obras e correntes.

3) Curso sobre crítica literária contemporânea brasileira

Ministrado pelo Professor Anelito de Oliveira, curso terá 40 horas e abordará a produção narrativa brasileira dos anos 1960 à atualidade, analisando principais nomes, obras e correntes.

4) Ciclo de conferências sobre autores mineiros

Conferências sobre autores significativos de Minas Gerais, a partir do mês de abril, a serem proferidas por críticos, professores e pesquisadores de reconhecida importância.

5) Revista da Academia Montesclarense de Letras

Concepção e criação da revista oficial da Academia Montesclarense de Letras, voltada à divulgação de trabalhos dos acadêmicos e colaboradores em geral.

6) Site da Academia Montesclarense de Letras

Concepção e criação do Website oficial da Academia Montesclarense de Letras, com vistas a organização e visibibilidade dos trabalhos da entidade.

7) Semana Candido Canela

Concepção e organização da Semana Candido Canela, em homenagem ao centenário de nascimento do autor montesclarense.

CRONOGRAMA

1) Curso sobre poesia contemporânea brasileira

Março 2010

06, 13, 20, 27

Abril 2010

03, 10, 17, 24

Maio

01, 08

2) Curso sobre narrativa contemporânea brasileira

Maio

15, 22, 29

Junho

05, 12, 19, 26
Julho

03, 10, 17


3) Curso sobre crítica literária contemporânea brasileira

Agosto

07, 14, 21, 28

Setembro

04, 11, 18, 25

Outubro

02, 09

4) Ciclo de conferências sobre autores mineiros


Março de 2010

Cyro dos Anjos

Abril 2010

Carlos Drummond de Andrade

Maio de 2010

Pedro Nava

Junho de 2010

Emílio Moura

Agosto de 2010

Henriqueta Lisboa

Setembro de 2010

Eduardo Frieiro

Outubro de 2010

Otto Lara Resende

Novembro de 2010

Darcy Ribeiro

Dezembro de 2010

Autran Dourado

Obs: Datas e conferencistas a definir.

5. Revista da Academia Montesclarense de Letras

Março a junho 2010

Organização e confecção da revista da Academia

6. Site da Academia Montesclarense de Letras

Março a junho de 2010

Organização do site da Academia


7. Semana Candido Canela

16 a 20 de agosto de 2010

Obs: Projeto específico a ser definido.
Projeto Todas as Letras
começa dia 06 de março com
curso sobre literatura
brasileira contemporânera


Interessados em aprofundar conhecimentos sobre literatura brasileira contemporânea têm oportunidade rara a partir deste mês de março em Montes Claros. A Academia Montesclarense de Letras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, está oferecendo um curso especial sobre o assunto, dividido em três módulos: poesia, narrativa e crítica. As inscrições para o primeiro módulo começam dia 22 de fevereiro e se encerram no dia 05 de março, de 14 às 18hs, na sede da entidade, que fica no Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça da Matriz. As aulas começarão dia 06 de março próximo.
Abordando principais autores, obras e tendências na produção poética brasileira dos anos 1950 à atualidade, o curso será ministrado pelo Professor Anelito de Oliveira, que o concebeu, a convite da Academia, como parte do Projeto Todas as letras, voltado para a revitalização da entidade. Anelito de Oliveira é Doutor em Literatura Brasileira pela USP, Mestre na mesma área pela UFMG e tem vasta experiência em ensino, pesquisa, extensão, edição e publicação. Atualmente, é professor na Unimontes, onde atua na graduação em Letras e nos programas de pós-graduação em literatura brasileira e desenvolvimento social.
O curso será ministrado sempre aos sábados, de 14 às 18hs, na sede da Academia Montesclarense de Letras, e cada módulo terá 40hs. São apenas 20 vagas para cada módulo e terão prioridade de inscrição, até o quinto dia útil de cada mês, os membros da entidade e da Academia Feminina de Letras. Depois do quinto dia útil de cada mês, todos os interessados poderão efetuar sua inscrição. Os pré-requisitos para inscrição são Curso Superior em qualquer área ou comprovante de notório saber (produção intelectual de qualquer natureza: livro, disco, artes plásticas, artes cênicas etc) e pagamento de taxa apoio de R$ 300,00, a ser efetuado no momento de inscrição. Partipantes receberão certificado.
Além desta atividade, o Projeto Todas as Letras inclui conferências, debates, publicações e a Semana Cultural Candido Canela, a ser realizada no mês de agosto próximo em homenagem ao centenário de nascimento do poeta montesclarense. Com o Projeto, a Academia Montesclarense de Letras, que há quase meio século congrega os escritores mais significativos da cidade sob a presidência da professora e escritora Yvonne Silveira, pretende contribuir para o estímulo à leitura e consequente valorização da cultura letrada.

Mais informações sobre o Projeto Todas as Letras e o curso sobre literatura brasileira contemporânea, pelo telefone (38) 3229-3458, falar com a escritora Amelina Chaves, ou no blog www.projetotodasasletras.blogspot.com.